É muito comum encontrar pessoas que têm verdadeiro pânico de fazer uma apresentação ou falar em público. Esse medo é considerado um transtorno fóbico-ansioso, chamado de fobia social. Trata-se de um problema sério, que pode levar a perdas emocionais, profissionais e acadêmicas muito importantes, portanto necessita de tratamento, já que tem características incapacitantes.
O medo mais comum é de ser humilhado ou ridicularizado em situações sociais, como falar em público, apresentar uma palestra, etc. A pessoa com fobia social apresenta diversos sintomas físicos, como tremores, suor excessivo, desatenção, taquicardia, rubor facial. E tem mais: esses desconfortos podem aparecer antes mesmo da situação ocorrer, pois só de pensar o fóbico já se sente mal.
Estima-se que a fobia social atinge de 2,5 a 13,3% da população em geral (1). É comum ter início ainda na adolescência, por volta dos 15 anos e antes dos 25. Muitas vezes, a fobia social está relacionada a outros problemas emocionais, como depressão, transtorno da ansiedade generalizada (TAG), depressão e dependência química.
A pessoa com fobia social passar a evitar qualquer tipo de situação que possa expô-la publicamente, o que compromete a vida de forma ampla, o que pode levar essa pessoa ao isolamento total. Atualmente, a fobia social é considerada um dos transtornos da ansiedade mais prevalentes (2).
A causa da fobia social é multifatorial. Alguns estudos apontam que o componente genético é importante, ou seja, o padrão familiar da doença está presente na maioria dos casos. Além disso, pais fóbicos tendem a ensinar padrões de comportamento típicos, que são aprendidos e copiados pelas crianças, tornando-se patológicos (2).
O medo se instala no inconsciente, por isso a hipnoterapia pode ser uma excelente opção complementar para tratamento, já que durante o transe, o consciente, a parte racional do cérebro, é temporariamente ignorada, deixando a parte do inconsciente mais receptiva à terapia, o que permite mudar os padrões de comportamento.
A hipnoterapia, na maioria dos casos, apresenta resultados eficazes e progressivos, é 100% segura e livre do uso de medicamentos.
Fonte: http://clinicadahipnose.com.br/medo-de-falar-em-publico-a-hipnose-pode-te-ajudar/