Olá! Sou Rodrigo Merjam, Psicólogo especialista em Hipnose e quero nesse curto artigo oferecer a você algumas dicas que podem ser valiosas para que você tenha uma conversa produtiva com alguém que está passando por crises de ansiedade.
- Esteja bem primeiro: É importante que você primeiro se coloque mentalmente na posição de que está ali para ajudar a outra pessoa e que não importa o que ela fale ou como ela se comporte você irá manter essa posição. Caso a conversa se torne insuportável para você deixe mentalmente programada uma saída educada e gentil e de forma alguma a conversa deve se tornar sobre seus problemas com essa pessoa ou seus sentimentos com essa pessoa a menos que você realmente acredite que isso irá fazer bem para outra pessoa. Seu ego deve ser deixado de fora caso queira verdadeiramente ajudar.
- Seja paciente, cultive o silêncio, não tenha respostas prontas: Durante crises de ansiedade ocorrem profundas deformações na imagem que a pessoa tem dela mesma e de como o mundo enxerga ela. Muitas vezes o simples fato de você ouvir a pessoa sem interromper ou julgar o que ela está dizendo será terapêutico por si só, já que ao falar em voz alta sobre seus pensamentos ela dá a chance de entender muito mais profundamente os sentimentos e preocupações que está sentindo. Evite a todo custo interromper, corrigir ou oferecer soluções por mais óbvias que sejam para você, geralmente durante as crises fala-se primeiro do que é superficial até que tudo vai se esvaziando e finalmente a pessoa pode falar sobre o mais profundo e doloroso que existe dentro dela. Nesses momentos, ser um bom ouvinte e mostrar que está interessado e que está ali com a pessoa pode ser muito mais produtivo do que oferecer soluções para os problemas que a pessoa está expressando.
- Saiba diferenciar quando a pessoa quer sua ajuda ou não: Um grande erro é tentarmos ajudar pessoas que não estão pedindo nossa ajuda, a regra aqui é simples, a menos que a pessoa expresse verbalmente que ela quer sua ajuda com determinada coisa você não oferece essa ajuda. Você apenas a ouve e oferece um ambiente seguro pra ela se expressar.
- Fale sobre você mesmo e não sobre ela: Em algum momento, a pessoa que você está ajudando vai expressar vontade de te ouvir, esse é o momento que você deve buscar alguma situação da sua vida particular, das suas dores, dos seus problemas (que não envolvam ela) para dividir com essa pessoa. Acompanhe o tempo todo o olhar dela e caso ela sinta necessidade de te interromper apenas mantenha-se calmo e ouça o que ela tem a dizer. Conte algo sobre você, esse é o momento mágico que não existe receita pronta, apenas não critique a outra pessoa, nem de um comando ou ordem a menos que ela lhe peça isso.
- Talvez ela não queira falar: Em alguns casos, durante as crises de ansiedade a pessoa prefere se isolar, geralmente isso acontece pois ela já está cansada de ouvir pessoas com soluções prontas e está sem paciência pra ficar ouvindo o que os outros pensam. Novamente, aqui o silêncio pode fazer milagres, encontrar alguma brecha para passar alguns minutos perto da pessoa mesmo que em silêncio pode fazer muito bem para ela. O simples fato de você ficar próximo dela sem estar ocupado, mexendo no celular, trabalhando, estudando ou fazendo qualquer outra coisa se torna um convite muito forte para que o ansioso consiga desabafar um pouco.
- Saiba que tudo tem um momento: Se você for familiar ou for o seu relacionamento que sofre com essas crises, saiba que você não pode ajudar o tempo todo e que tudo tem um momento. Criar uma rotina que ofereça de forma clara um momento para que o ansioso possa se expressar pode fazer toda diferença, contudo, é muito mais provável nesses casos que amigos não tão próximos e profissionais da saúde consigam ter um resultado melhor que você justamente por não estarem tão próximos emocionalmente, o que permite que o ansioso converse sobre assuntos profundos sem sentir tanto medo ou angustia.
Essas são seis dicas de como ajudar alguém que você gosta a superar crises de ansiedade, espero que tenha gostado desse curto artigo. Caso deseje aconhecer mais sobre o meu trabalho envie um whats para (67) 99159-6404, faço atendimentos online e também presenciais em Campo Grande/MS.