O que é ser homem? Quantas vezes essa definição já mudou? Será que ser homem é mesma coisa para quem nasceu em 1995, 1985, 1975? Quando olhamos para um homem, como definimos se ele tem sucesso? Como decidimos o que é um homem de valor?
Acabei de fazer uma pesquisa sobre isso e os resultados são tristes, aparentemente ninguém sabe mais e estamos todos nos perdendo em definições individuais e ficando cada vez mais dependentes da validação digital de pessoas que nem conhecemos e com quem não dividimos nossa existência.
Estamos entrando em uma época de bipolaridade, ou o homem é estilo Alpha (Visão sexualizada da vida) ou é um homem desconstruído (Visão emotiva sobre a vida) e todos os grandes pensadores que já estudei são amplamente contra as bipolaridades, sempre é o caminho do meio o mais recomendado por todos.
Posso contar para vocês alguns sofrimentos masculinos?
- Não ser capaz de manter a mulher que ama.
- Não ser capaz de ser um bom pai.
- Perder a virilidade.
- Morrer sozinho.
- Ter uma vida sem sentido e sem significado.
- Perder aquilo que ele já lutou para conquistar e luta para manter.
- Se apaixonar por uma mulher que não cuide dele quando ele precisar.
Mesmo quando os homens agem de forma irracional, eles geralmente estão respondendo a programações inconscientes, programações de milhares de anos que permanecem em nosso DNA e influenciando nossos hormônios e direcionando os comportamentos.
Nesse universo, cabe aos homens janelas muito pequenas de auto descobrimento, estamos sempre estudando, trabalhando ou de alguma forma lutando para manter ou ampliar alguma posição social que já conquistamos.
Onde fica a saúde mental do homem?
Em recente pesquisa, foi constatado que entre 70% e 90% dos profissionais da saúde mental são mulheres e que mais de 84% dos homens não se sentem a vontade de falar sobre seus sentimentos com mulheres e em alguns casos, nem com suas esposas por medo de passaram a imagem de “fracos”.
Mesmo quando os profissionais são homens, mais da metade relata não conseguir expressar o que sente e declaram algumas limitações:
- Não se permitem nem sequer pensar sobre isso, e portanto, vivem em negação.
- Não possuem vocabulário afetivo, confundem dores emocionais com dores físicas.
- Total incapacidade de lidar com a dor de serem traídos, trocados e rejeitados o que gera respostas comportamentais bizarras, extremamente dolorosas e antisociais.
- Falta de parâmetros sobre como se relacionar com outras pessoas sem ser por competição ou sedução.
- Medo/Pavor de amar, sentimento estranho (amor) que comumente só foi criado, mantido e nutrido pela pessoa da mãe.
- Dificuldade ou impossibilidade de confiar em outras pessoas além de si mesmos.
- Problemas de Auto Estima
- Problemas de Auto Imagem
- Ansiedade
- Depressão
- Insônia
- Perca de Líbido
A importância de verbalizar essa confusão:
Uma das habilidades mais importantes para o ser humano é sua habilidade de se comunicar, quando essa comunicação está confusa externamente temos diversos problemas com a sociedade e quando essa comunicação está confusa internamente nós adoecemos ou vivemos muito abaixo da nossa capacidade.
Escrever para si mesmo é uma experiência poderosa que muitos homens nunca experimentaram e em momentos de crise pode ser exatamente a ferramenta que falta para reequilibrar o mundo interno.
Esses são os exemplos comuns do que os homens escrevem sobre si mesmos em momentos de crise:
- Não sou bom o suficiente
- Sou jovem/velho demais
- Não tenho dinheiro suficiente
- Ninguém me ama
- Não sei amar
- Preciso de moto/carro/casa para elas olharem pra mim
- Não sei o que falar
- Não sei como me comportar
- Achei que seria feliz depois que conseguisse “x”
A mágica acontece:
Geneticamente, o macho da espécie humana é mais resolutivo que a fêmea, toda sua estrutura cognitiva possui uma tendência maior para a ação e em geral os homens se declaram “curados” e “bem” muito mais rápidos que as mulheres. Já assisti homens que chegaram a sessões destruídos, arrastados por suas próprias pernas ou com a ajuda de alguma amizade encerrarem a sessão antes do tempo por terem encontrado a “solução” enquanto escreviam para si mesmos.
Sim, quase sempre a resposta já está dentro de nós mas o desespero nos leva a procurar ajuda fora de nós, e tudo bem, talvez por isso você esteja lendo esse artigo. O problema é ouvir conselhos de pessoas que não entendem o que você está passando e apenas reforçam em você um esteriótipo que elas tem sobre os homens.
Dicas de como escrever:
Comece por aquilo que grita dentro de você, eis alguns exemplos:
- Não devia ter pego aquele dinheiro emprestado
- Achei que “x” era meu amigo mas ele é um FDP
- Só me envolvo com mulheres que me usam
- Não sei lidar com a opção sexual do meu filho
- Acho que minha esposa está me traindo
- O cara que entrou na empresa depois de mim foi promovido e eu não
Seja o amigo que você precisa:
Cada pessoa sabe dentro de si o tipo de amizade que precisaria nesse momento, alguns homens lidam com humor e se sentem melhores com “zueiras” e se sentir que é isso, tudo bem, tire sarro de você mesmo, escreva e leia até sentir que ficou mais leve.
Algumas pessoas precisam de um “pai” ou amigo “conselheiro”, comece com você mesmo, diga a si mesmo as palavras que precisava ouvir, algumas vezes temos que punir (ou premiar) a nós mesmos para ter a sensação de que tudo está ficando certo. Entenda, eu não tenho como ter certeza que você vai tomar as decisões certas mas se você se ouvir e se tratar da melhor forma possível eu tenho como garantir que você estará melhor depois dessa atividade.
Existe muito barulho do lado de fora, muitas opiniões de muitas pessoas que provavelmente estão tão decididas ou tão confusas quanto você, o auto conhecimento é sempre um bom investimento de tempo e de energia.
Depressão – A tristeza pelo ontem que gera falta de esperança no amanhã.
Bom, você pode ter tomado péssimas decisões no seu passado e se culpar constantemente por isso a ponto de não conseguir viver o seu presente e nem planejar o seu futuro. É necessário evoluir em relação ao que te causa dor.
Se sua depressão vem pois você percebe um defeito muito grave em você você terá 4 (quatro) alternativas: 1) Continuar reclamando e sofrendo. ; 2) Mudar para um lugar onde seu defeito seja uma qualidade ; 3) Mudar o lugar onde você vive para acreditar que seu defeito é uma qualidade; 4) Mudar você mesmo e se adaptar.
Além disso, treinar perdoar outras pessoas vai facilitar o seu processo de perdão próprio.
Em geral, todo ser humano está sempre tentando fazer o seu melhor com o que ele tem disponível no momento, você provavelmente também estava, assim como também está agora mesmo.
Ansiedade – O amanhã que não chega nunca e o cansaço que isso gera hoje.
A capacidade de abrir mão do hoje em prol do amanhã é uma das capacidades mais importantes enunciadas por pessoas que consideramos de sucesso em nossa sociedade. Praticamente todas as pessoas que admiramos investiram o tempo e a energia presente para a construção de um futuro melhor.
Encontrar o balanceamento disso em nossa vida é como acertar o tempero de uma comida, mesmo com a fórmula perfeita as vezes o sabor da carne ta diferente ou bem na hora acaba o gás do fogão… sim é complicado.
Por isso a importância de manter uma comunicação aberta consigo mesmo e de elencar suas prioridades diárias, semanais, mensais e anuais.
Cada dia possui apenas 24 horas e nossa energia também é finita, saber o que damos mais importância e agir diariamente em direção a isso reduz a ansiedade e nos fornece a sensação de que a vida está “acontecendo”.
Perceba que eu usei a palavra “sensação“, pois é em geral isso que define o que buscamos, a “sensação” de uma vida melhor.
Pra você, atualmente, uma vida melhor pode ser comprar uma moto, emagrecer, viajar, arranjar uma esposa, comprar o uniforme para seus filhos, conseguir uma medalha no seu esporte, levantar da cama sem dor, dormir bem ou simplesmente respirar sem ajuda de aparelhos; cada um de nós tem uma lista dentro do tempo e é importante termos essas listas pois podemos por força de emoções momentâneas fazer péssimas escolhas a longo prazo.
Escrever sobre o que é mais importante para você nos próximos 5 anos já é algo incrível, estabelecer como você que estar em 5 anos e o que precisa fazer para conseguir isso vai ajudar você a manter a mente nos trilhos e fazer o que precisa ser feito, mas entenda, diversos objetivos vão exigir 10, 15 ou até mesmo 20 anos da sua vida para serem atingidos, o problema é que você só vai descobrir isso durante o caminho, então dê um jeito de ser feliz durante a jornada pois sua viagem pode inclusive acabar antes de chegar ao fim.
Um pouco sobre as minhas ansiedades:
Sou de origem católica, tenho dentro de mim crenças fortes sobre o casamento ser para a vida toda e ainda não encontrei essa parceira com quem vou dividir os outros 3/5 da minha vida. Levo isso muito a sério, tão a sério que aos 36 anos de idade nunca morei junto com nenhuma namorada (para mim morar junto é casamento), mesmo já tendo sido noivo uma vez (aos 22 anos).
Tenho uma grande vontade de ser pai e confesso que até meus 28 anos isso era assustador, mas de uns 4 anos para cá já me sinto muito mais capaz de fazer o que um pai precisa fazer, até mais preparado para ser pai do que para ser marido. Acredito que ser pai será uma construção minha com meus filhos, já ser marido será eu me encaixar nas expectativas de minha esposa ao mesmo tempo que ela se encaixa nas minhas.
Esse encaixar-se nas expectativas tem se mostrado o maior problema de relacionamento que vejo em todos os meus 14 anos como psicólogo e 19 anos de estudante sobre psicologia, tudo parece ter um prazo de validade para os humanos e investimos em nossos relacionamentos como se fossem para sempre mas com frequência esse “pra sempre” acaba.
Profissionalmente sou satisfeito com minhas decisões, vivo um estilo de vida muito próximo do que eu estabeleci como sucesso e o que me falta é acessível desde que invista mais tempo e mais energia.
Também baseado em minhas origens católicas, sou um bom filho e cuido bem de meus pais, tendo já resolvido diversos problemas de infância e adolescência que não irei transferir aos meus filhos quando for pai.
Pratico atividade física com regularidade, atualmente academia e muay thai são minhas principais formas.
Ainda assim, tenho crises de ansiedade e de depressão, muito mais mansas que tinha quando mais jovem e com certeza essa é uma coisa que posso me orgulhar pois a jornada para chegar nessas palavras foi dura, cansativa e trabalhosa mas hoje posso inclusive ajudar outras pessoas a passarem por esses momentos de forma mais saudável e construtiva.
Crises que duravam semanas aos 20 anos, duram algumas horas atualmente, no máximo alguns dias. Então, se você também possui essas crises saiba que é possível melhorar.
Faça seu melhor todos os dias e orgulhe-se disso
O mais importante é focar em fazer o seu melhor HOJE, alguns dias o seu melhor será fantástico e outros dias será menos que o básico, o importante é a sinceridade consigo mesmo, mentir para nós mesmos é um veneno acumulativo, mesmo depois que você parar de fazer isso ainda demorará um tempo para se limpar, é como gordura armazenada, dá trabalho eliminar.
A sinceridade conosco mesmos é fundamental para que a ansiedade e/ou a depressão sejam controladas. Saber o porquê e o pra quê de você fazer o que faz e manter isso independente de aprovação externa é libertador e poderoso.
Agende sua avaliação:
Meu telefone de contato é: (67) 99159-6404
Atendo presencialmente em Campo Grande/MS e de forma online em qualquer lugar que você tenha privacidade e uma boa internet.
Se gostou do artigo, me envia uma msg, é importante para que saiba que estou no caminho certo para ajudar mais pessoas.