Sugestões de um psicólogo para POSITIVAR seu isolamento social.

Olá! Como vai?

Estamos chegando na metade de 2020 e a restrição social por conta da pandemia não possui data para terminar, portanto, é de extrema importância para nossa saúde física e mental nos adaptarmos a esse novo ambiente.

Como fazer isso? Como chegar nessa adaptação? Como evoluir, se adaptar e prosperar nessa nova realidade? Como dar continuidade a vida um ambiente tão diferente?

Eu me lembro de uma cliente que tive em 2012, uma das minhas primeiras clientes de Hipnose, eu ainda atendia no fundo da casa dos meus pais e a rua não era tão comercial e fácil de ser achada como a minha rua atual. Essa cliente me ligou e disse:

  • Alô, Merjam? Tudo Bem?
  • R: Alô, (nome da cliente). Tudo bem sim e você?
  • Estou muito nervosa e ansiosa, eu não consigo achar sua clínica.
  • R: Tudo bem, vou ajudar você, respire, fique calma e se concentra. Onde você está agora?
  • Como assim? Estou procurando sua clínica.
  • R: Sim, mas onde você está agora?
  • Não sei onde estou.
  • R: Não consigo ajudar você a chegar onde você quer se não descobrirmos onde você está agora.

Caro leitor, sua primeira tarefa é totalmente INTROSPECTIVA e o isolamento social é ótimo para isso. Quero que você defina com suas palavras onde você está agora. Dentro da sua visão de vida, defina sua vida pra você mesmo. Defina quem é você, como é sua vida, faça suas próprias comparações, seus próprios julgamentos. É importante escrever ou desenhar esses pensamentos e separe no mínimo 3 minutos e no máximo 30 minutos para essa etapa. Sua definição não pode ser tão curta quanto um tweet e nem tão longa quanto um capítulo de um livro.

Só continue lendo depois de fazer essa etapa, ok? Escreva em algum lugar a resposta pra essa pergunta: Analisando a minha vida, onde eu estou agora?

Parabéns por ter feito isso, você já faz parte de um seleto grupo que faz o que precisa ser feito para conseguir o que deseja conseguir, de verdade, parabéns!

  • R: Não consigo ajudar você a chegar onde você quer se não descobrirmos onde você está agora.
  • Merjam, eu estou numa rua bem larga de duas mãos e estou virando em uma mais estreita que é de mão única, agora a pouco eu passei por cima de um quebra molas.
  • R: Entendo, você vê alguma placa com o nome da rua?
  • Não, eu consigo ver uma caixa d’água bem alta, e sei que estou em um bairro pois é cheio de árvores.
  • R: Ok, então eu quero que você continue andando até encontrar alguma rua com nome, assim será muito mais fácil eu ajudar você a chegar aqui.

Quando descrevemos onde estamos com nossas palavras, muitas vezes fazemos como essa minha cliente, usamos nossos padrões internos para descrever, contudo, constantemente esses padrões são confusos para outras pessoas e muitas vezes para nós mesmos, o que torna a sensação de confusão e de estar perdido muito mais comum do que precisa ser.

Norte, Sul, Leste, Oste são palavras criadas para que todos pudéssemos estar falando da mesma coisa e na mesma direção. Quilômetros, Milhas, Metros são palavras criadas para que todos estivéssemos falando da mesma coisa e na mesma distância. São Paulo, Rio De Janeiro, Campo Grande são nomes que certificam que estamos todos falando do mesmo lugar.

Quando falamos sobre a RODA DA VIDA, falamos de um tipo de mapa que ajuda muito nessa “localização”, uma ferramenta muito utilizada por Coach’s e que acelera incrivelmente a evolução e adaptação dos clientes em direção aos resultados desejados.

Essa ferramenta divide a sua vida em quatro grandes áreas: Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida. E Subdivide cada área em três principais.

Você mantêm total liberdade para definir cada uma delas, mas agora possui uma estrutura para orientar sua reflexão sobre sua vida, uma estrutura que é resultado de muito estudo, reflexão e evolução sobre ser humano. Uma estrutura que ajuda você a “encontrar” onde você está muito mais fácil.

A nota 10 é sua idealização sobre aquela subárea da sua vida, é a perfeição, o ideal e a nota 0 é o extremo oposto disso, a pior coisa, o pesadelo, o extremamente horrível. Após imaginar como seria o 10 e em como seria o 0, ofereça uma nota para essa subárea da sua vida na atualidade e ao final dessa atividade você terá mentalmente um mapa muito lúcido, organizado e atualizado da sua vida.

Essa é uma forma MUITO POSITIVA de você aproveitar o seu isolamento social, crescer e se desenvolver internamente como pessoa, adquirindo muito mais AUTOCONHECIMENTO.

  1. Faça a sua RODA DA VIDA.

E depois disso? Se você realmente fizer sua RODA DA VIDA, você irá encontrar ao menos 12 (Doze) oportunidades de crescimento, de evolução, de adaptação. Pois ao pensarmos e julgarmos cada área da nossa vida, DE FORMA ESPONTÂNEA nossa mente subconsciente oferece SUGESTÕES de como melhorar em cada área. E sua nova lista vai ficar mais ou menos assim:

  1. Fazer a RODA DA VIDA.
  2. Ser mais saudável.
  3. Me tornar mais inteligente.
  4. Entender e balancear minhas emoções.
  5. Trabalhar com foco, objetivo e atenção plena.
  6. Evoluir Financeiramente.
  7. Ser mais útil para a comunidade.
  8. Proteger e fortalecer minha família.
  9. Me desenvolver amorosamente.
  10. Aproveitar minhas amizades e estar aberto a novas.
  11. Me divertir e me permitir ser feliz diariamente.
  12. Aproveitar e agradecer as coisas que já conquistei e as pessoas com que convivo.
  13. Desenvolver minha espiritualidade.
  14. Organizar meu tempo e minha energia de acordo com esses objetivos.

No ato de organizar seu tempo e sua energia, sua mente subconsciente DE FORMA ESPONTÂNEA oferece sugestões de como fazer isso de uma forma melhor, mais bem feita, ou mais rápida, mais simplificada para atingir o resultado desejado.

Quando você divide seu dia em 24 horas e destina tempo e energia pra uma dessas atividades a sua MENTE de forma ESPONTÂNEA encontra melhores soluções e possibilidades pois agora ela está ORIENTADA para fazer isso.

Por exemplo, ao analisar minha roda da vida eu percebo que ainda tenho muitos sonhos e planos futuros e que todos eles só fazem sentido se eu estiver saudável. Para mim, nenhuma das outras áreas é possível sem a área da saúde, portanto, faz sentido pra mim, que SAÚDE seja minha prioridade entre as 12 áreas.

Não é uma área que eu posso CONTROLAR mas é uma área que eu tenho um bom poder de INFLUÊNCIA, sei que meus hábitos alimentares, de atividade física e mentais influenciam diretamente no quanto meu corpo e minha mente estão saudáveis e plenos e em quanto TEMPO de qualidade de vida eu provavelmente ainda tenho pela frente.

  • Quais comportamentos eu tenho que ter para ser saudável? Desses comportamentos, quais eu já pratico e quais eu posso adicionar para me tornar AINDA MAIS saudável?

Ao focar sua mente para essas questões e orientá-la para a busca de alternativas e soluções você está POSITIVANDO sua mente, seu tempo e sua energia. Mudando de paradigma, ressignificando seu tempo e o isolamento que está vivendo.

Outra pequena dica muito importante, é limitar em apenas 1 (uma) hora por dia sua atualização sobre a pandemia e limitar também o tempo diário que fica de luto pelo sofrimento das pessoas doentes. Esse tempo de luto pode melhor sem empregado se utilizá-lo em conjunto com o desenvolvimento da sua espiritualidade pois a pena, a dó e o sofrimento pelas notícias ruins não geram benefícios as pessoas doentes e nem a você.

VEJA TAMBÉM:

 Sistemas Representacionais da PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) propõe que cada indivíduo processa a informação e interage com o …

Para que serve a Programação NeuroLinguística?

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que estuda como as pessoas organizam seus pensamentos, sentimentos, linguagem e comportamentos para produzir resultados. Eis os principais aspectos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *