Existem vantagens e desvantagens em praticar atividades físicas de manhã ou à noite. Descubra de acordo com sua rotina qual o melhor horário para prática de atividade física! E não perca tempo!
Além de precisar se adequar à sua rotina, a prática de exercícios físicos em determinado horário do dia pode oferecer vantagens extras. Veja os benefícios e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades:
EXERCÍCIOS DE MANHÃ
Benefícios
- Energia para o resto do dia.Exercícios físicos liberam hormônios que melhoram o humor, então você estará mais disposto e com mais energia para enfrentar um longo dia de compromissos.
- Melhora sua noite de sono.Estudos apontaram que ao se exercitar pela manhã, a pressão sanguínea diminui e se mantém estável durante o dia, o que aumenta a qualidade do sono.
- Fica mais fácil manter a rotina.Se você criar o hábito de se exercitar logo nas primeiras horas do dia, fica mais difícil cair nas tentações de happy hours e jantares que podem estragar seus planos.
Desvantagens
- Acordar cedo.Não tem outro jeito. Se você incluir a rotina de exercícios físicos antes do expediente, terá que acordar algumas horas antes, para ter um bom café da manhã e se arrumar para seus compromissos.
- Mais tempo para o aquecimento.O corpo demora um tempo para despertar, então é preciso aquecer os músculos e articulações com dedicação para evitar qualquer tipo de problema.
EXERCÍCIOS À NOITE
Benefícios
- Se livrar das tensões do dia.O suor na academia provoca uma sensação de bem-estar capaz de afastar os pensamentos estressantes e ansiosos do dia a dia. Isso também ajuda a chegar em casa mais tranquilo.
- O corpo está mais preparado.Estudos mostram que os músculos e articulações ficam até 25% mais flexíveis à noite, o que irá permitir realizar movimentos mais difíceis sem grandes sacrifícios.
- Ter mais tempo para malhar.Sem ter a obrigação de terminar sua série correndo para tomar banho e ir trabalhar, você pode se concentrar melhor nos exercícios, sem pular aparelhos ou o descanso entre eles.
Desvantagens
- Limitar o tipo de exercício.Se você gosta de correr ou praticar outros exercícios ao ar livre, pode ser mais perigoso fazer isso à noite. No inverno, principalmente.
- Pode prejudicar seu sono.Se você malhar menos de três horas antes de dormir, pode ter dificuldades para pegar no sono. O alto nível de hormônios e a pressão sanguínea são os complicadores.