Apesar de terem o mesmo nome, a hipnose clínica e aquela chamada de hipnose de palco são duas formas diferentes de trabalhar o inconsciente de uma pessoa. É preciso entender bem as diferenças para não buscar um tipo e encontrar outro. Fiz esse post bem explicativo para mostrar que, apesar de toda similaridade, há algumas e importantes diferenças que você precisa conhecer entre as duas técnicas. Saiba mais!
Hipnose, hipnose clínica e a perda de consciência
A definição já nos mostra de cara uma diferença entre as duas técnicas: a finalidade de aplicação. Na hipnose de palco, o hipnotista exerce uma técnica para persuadir o hipnotizado apenas como show, sem serventia alguma e até algumas vezes expondo o indivíduo ao ridículo. Ela tem o objetivo de entreter, com a finalidade de fazer o seu espetáculo. A pessoa está ali para ser exposta. Por esse motivo, a hipnose de palco, na minha opinião, denigre o trabalho sério e terapêutico da hipnose clínica.
Já a hipnose clínica atua de forma ética, séria e terapêutica. O paciente precisa, inclusive, saber o que se passa em seu tratamento para se desvincular totalmente do problema. Há, claro, momentos onde a perda de consciência acontece, mas o trabalho do hipnoterapeuta clínico não tem essa finalidade constante.
Técnicas diferentes para os dois casos
A técnica utilizada na hipnose de palco e a na hipnose clínica também é diferente. No primeiro tipo o hipnotista utiliza funções de ilusionismo e mágica, mescladas com a hipnose para que o indivíduo entre em transe total e tenha perda de seu consciente. Somente assim o profissional consegue manipulá-la por completo. Por esse motivo que você vê situações onde o hipnotista incentiva o hipnotizado a imitar algum animal, comer algo estranho ou ter comportamentos que chegam a ser bizarros e inaceitáveis.
Na hipnose clínica não há essa função e necessidade. A técnica utilizada pelo hipnoterapeuta varia de paciente para paciente e tem como objetivo fazer com que o problema seja sanado por completo ou o máximo possível. É possível utilizar a regressão, progressão e outras técnicas para eliminar o trauma ou a dor física daquele paciente. A grande diferença nesse aspecto, é que na hipnose clínica o indivíduo passa por um tratamento, enquanto na hipnose de palco é somente um show .Não há truques na hipnose clínica
Como já foi dito no início dessa nossa conversa, a hipnose clínica tem o efeito de tratar problemas de saúde com ordem emocional. A hipnose de palco já utiliza truques de ilusionismo para criar um show maior e elevar a “grandiosidade” das apresentações. Então um hipnoterapeuta não utilizará nenhum truque em seus pacientes.
Vale lembrar que a formação em hipnose clínica é fundamental para você, como profissional. Essa certificação lhe permitirá conhecer profundamente a técnica e direcionar melhor cada um dos seus pacientes.
Fonte: http://escoladahipnose.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-hipnose-e-hipnose-clinica/