A capacitação profissional é um dos requisitos básicos para manter a qualidade da equipe e consequentemente da produtividade de uma empresa. O investimento em programas de qualificação favorece tanto o empregador quanto o funcionário, uma vez que o colaborador agrega valor para si e para a empresa.
A capacitação profissional envolve tanto os funcionários da diretoria, gerência e supervisão, como aqueles que exercem tarefas de atendimento, fabricação e limpeza. Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) com 137 empresas brasileiras mostra que, cada vez mais, as instituições estão investindo na capacitação profissional de seus colaboradores.
Em um mundo cada vez mais exigente, onde as tecnologias avançam num piscar de olhos, encontrar pessoas qualificadas está mais difícil. Por isso, muitas companhias têm investido em seus próprios empregados para atender as demandas.
Através da capacitação profissional, o trabalhador adquire melhores técnicas de ação e conhecimentos específicos para atender as necessidades da corporação.
Dentre os principais benefícios de se investir em capacitação profissional, estão:
Redução de custos: Profissionais capacitados utilizam as técnicas corretas para a execução das rotinas diárias, reduzindo os gastos com materiais desnecessários. Além disso, o empregador economiza com encargos trabalhistas na hora de contratar ou demitir um funcionário.
Ambiente de trabalho agradável: A capacitação profissional e o estímulo ao aperfeiçoamento fazem com que o empregado se sinta valorizado pelo patrão, o que torna o ambiente de trabalho mais agradável e o funcionário mais motivado e seguro para a tarefa. O colaborador capacitado se sente grato e se torna fiel aos valores da empresa.
Diminuição na rotatividade da equipe: O investimento na capacitação profissional diminui o número de demissões de empregados, uma vez que o funcionário é preparado e se mantém atualizado sobre a função exercida. Desta forma, a empresa sempre terá o retorno desejado, com a produção garantida.
União dos funcionários: Qualificar os profissionais é uma das maneiras de motivar e unir a equipe numa capacitação conjunta. A prática estimula os funcionários à dedicação e agrega valores ao grupo.
Garantia de produtividade: Incentivar a capacitação profissional é garantia de produtividade para empresa. Colaboradores capacitados desenvolvem as habilidades específicas para o cargo ocupado, o que assegura a qualidade na produção. Empresa mais competitiva: A capacitação profissional protege a instituição da perda de qualidade e da falta de habilidade com as novas tecnologias, dando mais recursos para concorrer no mercado de trabalho e sendo referência no ramo em que atua.
Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/por-que-investir-na-capacitacao-profissional-dos-funcionarios/ .