Lista de Pressuposições Úteis
Cada um de nós possui um “mapa” ou modelo do mundo e um conjunto de pressuposições a partir das quais nos comunicamos. Essas pressuposições pessoais são comunicadas pelo nosso comportamento na sala de aula. O tom de voz, os gestos, as frases que usamos, a espressão facial, o contato visual etc são comunicações de pressuposições subjacentes e formam um “conjunto” que determina como somos percebidos pelas pessoas a quem nos dirigimos. Essa percepção é processada principalmente pela mente inconsciente.
É importante ficarmos atentos porque, de alguma maneira, “nós somos a mensagem!”
As pressuposições ou princípios da PNL são chamados de pressuposições porque nós pré-supomos que elas são verdadeiras e agimos de acordo. Elas não reivindicam serem verdadeiras ou universais.
1 – | O significado da sua comunicação é a resposta que você obtém. |
2 – | O que o grupo percebe como tendo sido dito por você é que importa e não aquilo que você pretendia dizer. |
3 – | Sempre estamos comunicando e a comunicação não-verbal transporta cerca de 90% da mensagem. A comunicação é redundante e “você é a mensagem”! |
4 – | O mapa não é o território. As pessoas reagem ao seu próprio mapa ou representação da realidade e não à realidade. |
5 – | Para ter rapport com outra pessoa, é essencial respeitar seu modelo de mundo. A chave para ensinar e influenciar as pessoas é entrar no seu modelo de mundo. |
6 – | Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos. Ninguém é totalmente errado ou limitado. É uma questão de descobrir como a pessoa funciona e ver o que e como pode ser mudado para se obter um resultado mais útil e desejável. |
7 – | As pessoas fazem as melhores escolhas que podem a cada momento. |
8 – | Todo comportamento é útil em algum contexto. Onde / quando / como essa pessoa aprendeu a reagir dessa maneira? |
9 – | Ter escolhas é melhor do que não ter escolhas. A PNL ética expande a gama de escolhas da pessoa, sem escolher por ela. |
10 – | As pessoas já possuem os recursos de que precisam ou podem criá-los. A questão é saber como ajudá-las a ter acesso aos recursos, quando adequado. |
11 – | Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa. |
12 – | O elemento mais flexível dentro de um sistema controla o sistema. |
13 – | A pessoa que se comunica com o maior número de opções sai ganhando. (E os outros também). |
14 – | Não existe fracasso, apenas informação (feedback). Utilizar tudo que acontecer para aprender, crescer e avançar. |
15 – | Resistência em um aluno é um sinal de falta de rapport do professor. Não existe aluno incompetente, apenas professor com falta de flexibilidade. |
16 – | Processamos todas as informações através de nossos sentidos. Usamos nossos sentidos para dar sentido ao mundo. |
17 – | Se você quer entender, aja. O aprender está no fazer. |
18 – | Modelagem de performances de sucesso conduz à excelência. Se uma pessoa pode fazer algo, é possível modelar isto e ensinar a outras |
19 – | Todo comportamento tem uma intenção positiva. |
20 – | A vida e a mente são processos sistêmicos. Mente e corpo formam um sistema.
Eles interagem e influenciam mutuamente um ao outro. Não é possível fazer uma mudança em um sem que o outro seja afetado. |
Modelo da PNL de Percepção e Comunicação
Nossos estados, sentimentos e emoções são criados por uma tríade: nossa fisiologia (corpo), o que nós falamos, o foco de nosso pensamento e as nossas crenças ou convicções. O estado em que estamos determina nosso comportamento.
Então, cada um de nós é responsável pelo seu estado. Se estamos alegres ou tristes, desanimados ou entusiasmados, isso não caiu de pára-quedas, somos nós que estamos criando isso através da tríade que é a fonte do estado.
A mudança ocorre através da alteração de em um ou mais elementos da tríade. Esse conhecimento pode nos tirar do papel de vítima e nos tornar mais proativos e mais no controle da nossa própria vida.
Sistemas Representacionais
A linguagem que usamos dá pistas para a nossa maneira de pensar. Em PNL palavras sensoriais são conhecidas como predicados. Usar palavras do sistema representacional principal do aluno é uma maneira eficiente de construir rapport, apresentando a informação do jeito que ele normalmente usa para se expressar, sem fazer esforço para uma tradução interna mais próxima da sua própria maneira de pensar.
Experienciamos o mundo, colhemos e juntamos informações usando nossos cinco sentidos:
Quando pensamos, “re-presentamos” a informação para nós mesmos, internamente. A PNL denomina nossos sentidos de Sistemas Representacionais. Usamos nossos Sistemas Representacionais o tempo todo, mas tendemos a usar alguns mais do que outros. Por exemplo, muitas pessoas usam o sistema auditivo para conversar consigo mesmas, essa é uma maneira de pensar.
— | O sistema cinestésico é feito de sensação de equilíbrio, de toque e de nossas emoções. |
— | O sistema visual é usado para nossas imagens internas, visualização, “sonhar acordado” e imaginação. |
— | O sistema auditivo é usado para ouvir música internamente, falar consigo mesmo e reouvir as vozes de outras pessoas. |
Tendemos a ter preferências em nossos sistemas representacionais. Com uma preferência visual você pode ter interesse em desenhar, decorar interiores, moda, artes visuais, TV e filmes. Com uma preferência auditiva, você pode ter interesse em línguas, escrever, música, treinamentos e discursos. Com a preferência cinestésica, você pode ter interesse em esportes, ginástica e atletismo.
O sistema representacional que usamos é visível através da nossa linguagem corporal. Ele se manifesta em:
Postura
Padrão respiratório
Tom de voz
Movimentos oculares
Linguagem dos Sentidos
A maneira de detectar qual Sistema Representacional que uma pessoa usa conscientemente é escutar sua linguagem, as frases que gera e perceber os predicados que adota. Na linguagem, os predicados são verbos, advérbios e adjetivos que, na maioria dos casos, pressupõem um Sistema Representacional. O mais usado por cada indivíduo chama-se “Sistema Representacional Primário”.
A seguir, uma lista de alguns exemplos de predicados e o Sistema Representacional ao qual pertencem.
Visual – ver
Olhar, imagem, foco, imaginação, cena, branco, visualizar, perspectiva, brilho, refletir, clarificar, prever, ilusão, ilustrar, notar, panorama, revelar, ver, mostrar, visão, observar, nebuloso, escuro.
Frases visuais
– Eu vejo o que você quer dizer
– Eu estou olhando atentamente para a idéia – Temos o mesmo ponto de vista – Eu tenho uma noção vaga – Mostre-me o seu ponto de vista – Você vai olhar para trás e rir – Isso vai lançar uma luz sobre o assunto |
– Isso dá cor a sua visão da vida
– Me parece – Sem sombra de dúvida – O futuro parece brilhante – A solução explodiu ante seus olhos – Com os olhos da mente – Isto é um colírio para os meus olhos |
Auditivo – ouvir
Dizer, sotaque, ritmo, ruidoso, tom, ressoar, som, monótono, surdo, tocar, reclamar, pronúncia, audível, claro, discutir, proclamar, comentar, ouvir, tom, gritar, sem fala, oral, contar, silêncio, dissonante, harmonioso, agudo, quieto, mudo.
Frases auditivas
– Vivendo em harmonia
– Isso é grego para mim – Conversa fiada – Ouvidos de mercador – Ouvir passarinho cantar – Entrar no tom – Música para meus ouvidos |
– Palavra por palavra
– Nunca ouviu falar sobre… – Claramente expressado – Dar uma audição – Segure sua língua – Maneira de falar – Alto e claro |
Cinestésico – toque, ação e movimento
Tocar, manusear, contato, empurrar, esfregar, sólido, morno, frio, áspero, agarrar, pressão, sensível, estresse, tangível, tensão, toque, concreto, suave, segurar, pegar, arranhar, firme, sofrer, pesado, leve.
Frases cinestésicas
– Eu entrarei em contato com você
– Eu posso pegar essa idéia – Segura um segundo – Eu sinto isso nos meus ossos – Um homem de coração quente – Um cliente frio – Ser insensível – Arranhar a superfície |
– Eu não consegui colocar meu dedo nisso
– Quebrando aos pedaços – Controle-se – Fundação firme – Argumento acalorado – Não seguindo a discussão – Operador suave
|
Neutro ou Inespecífico
Decidir, pensar, relembrar, saber, meditar, reconhecer, assistir, entender, avaliar, processo, decidir, aprender, motivar, mudar, consciente, considerar.
Olfativo – cheiro
Perfumado, mofado, fragrância, enfumaçado, fétido.
Gustativo – gosto
Azedo, sabor, gosto, amargo, salgado, suculento, doce.
Frases olfativas e gustativas
– Cheira a rato
– A situação cheira mal – Uma pílula amarga |
– Um gosto pela boa vida
– Uma pessoa doce – Um comentário ácido |
Estilos de Aprendizagem
Cada pessoa tem sua própria maneira para aprender. Quando o professor percebe o estilo de aprendizagem do aluno ele pode apresentar a matéria de uma maneira que torne a aprendizagem mais fácil.
O conhecimento do estilo representacional preferencial de uma pessoa nos permite apresentar a informação no canal (visual, auditivo, cinestésico) que a pessoa usa mais e, assim, ela absorverá a informação com mais facilidade.
Em uma aula é mais eficaz utilizar todos os sistemas sensoriais para expor a matéria porque temos participantes com diferentes sistemas preferenciais. Então mostre, apresente imagens, fale e dê atividades que envolvam o corpo.
As pessoas que têm o sistema visual como preferencial, usam mais predicativos (verbos, adjetivos e advérbios visuais) e, além disso, olham muito para cima ao pensar e raciocinar.
Quem usa como sistema representacional principalmente o canal auditivo, além de usar mais predicativos auditivos, movimentam os olhos mais na linha horizontal quando estão pensando.
Os de preferência cinestésica, além de usar predicativos cinestésicos, falam mais devagar, num tom mais para grave e olham mais para baixo e para direita.
Existe um grupo de pessoas que pensam em palavras, através do diálogo interno e ao falar usam muitos predicativos neutros e abstratos; além disso, quando estão pensando, olham mais para baixo e para a esquerda e mantêm os braços cruzados. Este sistema representacional é chamado de auditivo digital ou apenas digital.