Dietas, exercícios físicos e, em casos extremos, medicamentos. E mesmo assim o ponteiro da balança insiste em não sair do lugar. Ou pior: ele mostra que você ganhou alguns quilinhos depois de tanto esforço para emagrecer. Por mais agoniante que seja essa situação, ela é a realidade de muitas pessoas que vivem em uma eterna luta contra a balança.
Nessas horas, o desânimo toma conta e a vontade é desistir de vez da possibilidade de exibir um corpo magro e saudável, não é mesmo? Entretanto, saiba que nem tudo está perdido. Às vezes, não nos damos conta de que diversos traumas, bloqueios e padrões de comportamento adquiridos há muito tempo podem atrapalhar ou impedir o processo de emagrecimento.
Ou seja, além de focar no tratamento do físico, também é preciso tratar a mente para que se alcance o sucesso nessa área da vida. E é exatamente nesses pontos que a hipnose para emagrecer atua. Ao acessar e trabalhar em áreas “escondidas” da mente, é possível acabar com ataques de ansiedade, compulsões alimentares e processos de autossabotagem.
Quer saber mais sobre a hipnose utilizada para fins terapêuticos, os seus benefícios e como ela pode ser imensamente útil para o seu propósito de emagrecer? Então continue a leitura deste hoje, pois é exatamente sobre esse assunto que ele trata. Vamos lá?
O que é hipnose?
Antes mesmo de especificar como funciona a hipnose para emagrecer, é necessário conceituar adequadamente a hipnose, especialmente a que é utilizada para fins terapêuticos.
Esqueça de vez a imagem na qual alguém sobe em um palco para ser hipnotizado com um pêndulo e imitar uma galinha. Esse esteriótipo da hipnose, extremamente difundido e arraigado no imaginário popular, é o que faz com que tanta gente olhe para esse processo com desconfiança. Afinal, ninguém simpatiza com a ideia de ser manipulado por outra pessoa, perdendo o controle sobre si mesmo e sobre as suas ações, não é verdade?
Pois saiba que a hipnose, quando realizada por profissionais competentes e especialistas no assunto, não tem nada a ver com o retrato descrito acima. A hipnose com fins terapêuticos nada mais é do que a indução do paciente a um estado de relaxamento profundo, no qual o lado direito do cérebro — responsável pela imaginação — e o subconsciente podem ser acessados com mais facilidade.
Quando estamos acordados e alertas, essas 2 partes de nossa mente são “sufocadas” pelo hemisfério cerebral esquerdo, responsável pela racionalização e pelo pensamento lógico. É isso que nos permite cumprir nossas rotinas e planejar nossos dias com eficiência.
Porém, é no subconsciente que ficam guardados as origens de nossos maiores traumas, medos, fobias, compulsões e comportamentos negativos. Ao conseguir acessá-los diretamente durante um transe hipnótico, um especialista pode sugerir e direcionar mudanças nesses padrões que trazem prejuízo para a nossa vida sem que nós sequer nos demos conta disso.
É justamente por isso que a hipnose na prática terapêutica é tão eficaz em casos nos quais a psicoterapia não consegue os resultados esperados. Ao trabalhar diretamente uma parte de difícil acesso quando estamos despertos, é possível alcançar resultados já durante as primeiras sessões.
Outra questão que merece esclarecimentos é que, por mais profundo que seja o transe hipnótico alcançado, você não perde a consciência em nenhum momento. Isso porque o lado esquerdo do cérebro não é totalmente “apagado” durante a sessão. Assim, você não perde o controle e sabe exatamente o que está acontecendo à sua volta. Ou seja, ninguém poderá obrigá-lo a fazer algo contra a sua vontade.
Por fim, é necessário frisar que cada caso é um caso e que cada pessoa é única. É por esse motivo que a hipnose funciona melhor para algumas pessoas do que para outras. Tudo depende do seu nível de receptividade à técnica e na crença de que o tratamento poderá, efetivamente, ajudar. Vale lembrar que todas as pessoas são hipnotizaveis, uma vez que estar em um estado alterado de consciência é algo comum para todos.
Agora que você já sabe o que é, de verdade, um tratamento de hipnose, confira no tópico abaixo por que pode ser muito benéfico investir nessa técnica e em quais casos ela pode ser útil:
Por que fazer um tratamento de hipnose?
A mente humana é extremamente poderosa, e o nosso estado mental e emocional tem, comprovadamente, uma ligação direta com nosso estado físico de saúde. O problema é que todo esse poder pode ser canalizado tanto para o bem quanto para o mal.
E, para complicar, muitas vezes os processos mentais que regem nossa vida são inconscientes e frutos de acontecimentos que ocorreram em tempos bastante remotos de nossa vida — por exemplo: a 1ª infância.
Assim, em muitos casos, a causa de um problema ou de uma enfermidade pode estar “escondida” dentro de nosso cérebro, de uma maneira praticamente impossível de acessar por meio de tratamentos médicos convencionais. E é justamente aí que a hipnose pode se mostrar extremamente benéfica.
Como já explicamos no tópico anterior, por meio desse tipo de intervenção terapêutica, nosso subconsciente é acessado e fica mais exposto e suscetível a mudanças. Dessa maneira, além de identificar a origem de problemas, é possível tratar cada um deles na sua raiz, eliminando-os de forma muito mais efetiva.
Por meio da hipnose, as pessoas podem descobrir, por exemplo, por que desenvolveram e/ou como tratar:
- ansiedade;
- comportamentos autodestrutivos;
- compulsão por comida;
- depressão crônica;
- fobias;
- medos incontroláveis;
- vício em drogas;
- e muitos outros.
E, para que os benefícios dessa técnica fiquem ainda mais claros para você, abaixo você encontrará uma lista de doenças e de distúrbios de ordem psíquica que podem ser tratados com a ajuda da hipnose:
Para combater vícios
Álcool, tabaco, medicamentos e outras drogas. Quem possui um desses vícios certamente sabe o quanto deixá-lo pode ser extremamente difícil e doloroso. Isso porque, muitas vezes, a necessidade do uso de determinada substância está intimamente associada a fatores psicológicos e emocionais.
Dentro desse contexto, a hipnose clínica vem sendo utilizada no combate aos mais diversos tipos de vícios com altas taxas de sucesso. Durante as sessões, o especialista busca as causas emocionais no subconsciente, onde está a raiz do vício e os seus gatilhos.
A partir disso, o terapeuta pode reprogramar essas questões e, inclusive, adicionar novos comandos cerebrais que, em alguns casos, podem fazer com que a pessoa desenvolva aversão pela substância na qual é viciada.
Para tratar fobias
As fobias são descritas como medos irracionais de algo ou de alguma situação específica, originados, na maioria das vezes, de um trauma ocorrido na infância. Existe o mais amplo leque de fobias, como:
- de altura;
- de dirigir;
- de escuro;
- de locais fechados;
- entre muitas outras.
As fobias são muito difíceis de serem tratadas com métodos tradicionais — como medicação e psicoterapia — justamente pelo seu cunho inconsciente e difícil de acessar.
Por meio de técnicas de hipnose clínica, é possível trabalhar as fobias na sua origem. Guiada pelo profissional, a pessoa retorna ao momento no qual o trauma gerador da fobia ocorreu e, assim, pode ressignificá-lo, fazendo com que o medo irracional desapareça.
Para lidar com problemas emocionais
Depressão, ansiedade e estresse crônico são vistos por muitos especialistas como as doenças da modernidade. E não é para menos: em uma sociedade tão acelerada e que cobra que todos sejamos iguais, seguindo um padrão de vida, não são poucas as pessoas que sucumbem à pressão e acabam doentes.
Embora a terapia seja essencial nesses casos, bem como a medicação — nos casos mais graves, é claro —, a hipnose é uma excelente ferramenta coadjuvante para esses tipos de enfermidades.
Com a aplicação do método, o paciente pode adquirir novos aprendizados e reorientações de padrões de pensamentos destrutivos e negativos, modificando a maneira de se comportar e de reagir diante da vida. Ele pode adquirir uma postura muito mais saudável e otimista.
Para aumentar a qualidade de vida
Há um conhecido ditado que diz: “muda o teu interior, que o exterior, consequentemente, mudará”. Ou seja, muito mais do que os fatos e situações que ocorrem em nossa vida serem bons ou maus, o que determina o seu nível de qualidade de vida e felicidade é a maneira como você reage ao que acontece.
Tendo isso em mente, fica fácil perceber que a hipnose pode ser extremamente eficaz em aumentar a sua qualidade de vida, não é mesmo?
Ao trabalhar questões como autoconfiança, autocontrole e autoestima — além de reprogramar crenças limitantes e autossabotadoras —, você passará a enfrentar as dificuldades da vida sob uma nova ótica, muito mais proativa e otimista.
Assim, você passa de um mero espectador à personagem principal da sua própria vida, desenvolvendo uma postura de ação ao invés de reação, tomando o controle das suas emoções e dos seus sentimentos. Isso significa se responsabilizar por tudo o que pensa e sente e ter o poder de tomar o caminho que deseja.
É verdade que a hipnose ajuda a emagrecer?
A resposta mais direta para essa pergunta é: sim, a hipnose para emagrecer pode trazer excelentes resultados, especialmente para aquelas pessoas que já tentaram inúmeras dietas e tratamentos para emagrecer sem sucesso.
Porém, antes de sair comemorando a solução dos seus problemas com a balança, é imprescindível que você tenha muito claro na sua mente que, sozinha, a hipnose pouco (ou quase nada) pode fazer por você.
Entenda que a fórmula para o emagrecimento é, teoricamente, fácil: você deve consumir menos calorias do que o seu corpo é capaz de gastar ao longo do dia. Caso você não faça isso, nem o mais eficaz dos tratamentos é capaz de funcionar.
Por isso, além das técnicas de hipnose, se o seu objetivo for realmente perder peso e ter uma vida mais saudável, é altamente recomendado que você busque a orientação de um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, que poderão avaliar a sua saúde física e prescrever uma dieta adequada para o seu gênero, para o seu biotipo, para a sua idade e para as suas preferências pessoais.
Além disso, se você puder também incluir atividades físicas consistentes e regulares na sua rotina, orientadas por um educador físico, o processo de emagrecimento será ainda mais rápido e eficaz.
Como funciona a hipnose para emagrecer?
Muitas pessoas não conseguem emagrecer de maneira efetiva por problemas que vão muito além do físico. Distúrbios de ordem emocional e psíquica, além de serem responsáveis por baixos níveis de autoestima e de autoconfiança, podem levar a quadros de:
- compulsão alimentar;
- autossabotagem;
- dificuldades em seguir dietas e rotinas de exercícios físicos;
- e sensação de incapacidade para conseguir emagrecer.
O resultado? A pessoa repetidamente inicia programas de emagrecimento, perde um pouco de peso, mas, depois de algum tempo, tudo volta a ser como antes.
E é justamente para organizar essa “bagunça psíquica” toda que a hipnose para emagrecer existe. Durante os transes, o profissional é capaz de substituir padrões de comportamento autossabotadores e de compulsão alimentar por outros que deixem a pessoa mais receptiva às dietas e exercícios.
Dessa forma, o paciente deixa de ver o processo de emagrecimento como uma tortura e um esforço sobre-humano e passa a desfrutar do caminho, vibrando e se automotivando a cada pequena conquista.
Além disso, por meio da hipnose, também é possível descobrir desequilíbrios emocionais que estão influenciando de maneira negativa o emagrecimento. Talvez uma insatisfação geral com a própria vida ou o fato de trabalhar em algo que você não gosta, por exemplo, esteja gerando uma sensação de vazio que você preenche, momentaneamente, com comida. Como a causa do problema não é realmente trabalhada, a situação se repete continuamente, levando ao aumento de peso e à obesidade.
A resistência ao consumo de alimentos saudáveis e à prática de exercícios físicos também pode ser trabalhada por meio da hipnose. Ao derrubar essas barreiras psíquicas, as conhecidas desculpas “não vou malhar porque hoje está chovendo” ou “já que comi muito no almoço, agora comerei o que quero e não me importarei com a dieta” serão utilizadas com muito menos frequência — o que tem uma influência direta na perda de peso.
Todas essas questões, quando trabalhadas em conjunto, podem fazer uma revolução na maneira como você enxerga a si mesmo e em como se relaciona com o seu corpo. A hipnose pode reforçar a sua autoestima, a sua força de vontade e o seu nível de crença em si mesmo e na sua capacidade de perder peso de forma definitiva.
Dessa maneira, adquirir hábitos saudáveis — isto é, que aumentarão a sua qualidade de vida — deixará de ser algo visto como impossível de se realizar para algo perfeitamente alcançável.
Fonte: http://auroravita.com.br/blog/hipnose-para-emagrecer-sera-que-funciona-descubra-aqui/
Meus parabéns pelas excelentes dicas, realmente seu site é digno de um belo compartilhamento, já vou indicar para minhas amigas. Obrigado por compartilhar dicas tão boas. bjos.