Por que algumas pessoas brigam o tempo todo?

Por que algumas pessoas brigam o tempo todo?

Já percebeu que existem pessoas que sempre estão “lutando” pelo que querem, “brigando” para “vencer” mais um dia?

B.F Skinner já explicava a importância do ambiente na seleção dos comportamentos, que em todo organismo vivo, o que seleciona um comportamento e a manutenção dele não é algo interno (primeiramente), mas sim a consequência que ele gera.  Se a consequência for positiva para o organismo, esse comportamento se mantém.

Pois bem, dependendo da nossa infância, nós podemos ser “programados” para brigar e lutar, dependendo da nossa infância nós podemos aprender que só recebemos atenção ou carinho quando nos comportamos de uma forma agressiva e autoritária, em algumas infâncias o ambiente de crescimento pode ser  tão controlador que na vida adulta a menor ideia de controle já causa desconforto físico.

E depois que internalizamos essa “rotina” esse “hábito” estamos condicionados a ele, pensamos, sentimos e agimos baseados nessa história de vida, pois afinal, é a história de vida que existe dentro de nós.

Tomar consciência que estamos dentro dessa programação é apenas um primeiro passo, muito importante porém insuficiente para a mudança. Nosso desafio passa a ser então encontrar um novo ambiente que seja forte o suficiente para provar que essa antiga programação está obsoleta e pode ser substituída.

E talvez seja nesta jornada, meu caro leitor, que você esteja agora. Se for esse o caso, eu lhe desejo paciência e persistência, pois ao que tudo indica, essa parece ser uma jornada que vale a pena ser trilhada.

 

Rodrigo Merjam Mota.

VEJA TAMBÉM:

 Sistemas Representacionais da PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) propõe que cada indivíduo processa a informação e interage com o …

Para que serve a Programação NeuroLinguística?

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que estuda como as pessoas organizam seus pensamentos, sentimentos, linguagem e comportamentos para produzir resultados. Eis os principais aspectos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *