Tenho atendido muitos clientes com crises de pânico, excesso de ansiedade, depressão, ganho ou perda excessiva de peso e tenho observado uma reclamação, um sentimento muito comum na maioria deles, um novo tipo de solidão.
Com o celular em mãos, durante alguns minutos eles se sentem os “reis do mundo” com as fotos sendo curtidas e comentadas, o whatswapp cheio de mensagens e a sensação de estarem sendo amados e reconhecidos e isso lhes enche o rosto de alegria.
Sou um defensor da tecnologia e utilizo com frequência seus recursos e praticidades.
Complicado é ouvir destes clientes e sentir com eles a solidão de estarem “desconectados”, a descrição com palavras, gestos e lágrimas do desamparo, desespero e angústia que sentem nesses momentos.
E existem muitas técnicas e ferramentas que podem ser usadas para ajudar mas o que realmente vem sendo incrível é o resultado de uma ação simples; me sentar frente a frente com esses clientes, sem mesas ou nenhum tipo de barreira entre nós, olhar em seus olhos e simplesmente estar ali, presente com eles e para eles.
Existe algo muito forte na conexão humana que a tecnologia não consegue passar, talvez você tenha alguém perto de você ou talvez esse alguém seja você, precisando desse tipo de conexão para vencer a dificuldade que está passando, alguém que esteja ali, presente de corpo e alma.
Existe algo muito especial no contato humano, lembre-se sempre disso e fortaleça esses vínculos com as pessoas ao seu redor.
Rodrigo Merjam é graduado em psicologia e atua como Hipnólogo, Programador NeuroLiguístico e Coach.