A questão aqui é muito prática e objetiva, afinal de contas, todos nós precisamos lidar com dinheiro em nosso dia a dia, direta ou indiretamente, e quanto mais desenvolvida é a nossa Inteligência Financeira, melhor lidamos com o dinheiro. O dinheiro em si tem uma função que também é muito prática e objetiva, que é a de comprar produtos ou serviços. Estes produtos e serviços podem representar para você a realização de algum sonho, projeto ou objetivo em especial. É para isso que o dinheiro serve, para lhe ajudar a conquistar aquilo que você deseja.
É muito comum encontrarmos pessoas com diversas crenças a respeito de dinheiro, lhe atribuindo significados emocionais ou afetivos, como se o dinheiro pudesse ser bom ou mal e fazer isso ou aquilo com as pessoas. Na verdade, o dinheiro é apenas uma ferramenta criada para facilitar as nossas vidas, ele não tem vida própria e tão pouco tem vontade. É apenas uma ferramenta de troca, assim como tantas outras coisas que utilizamos em nosso dia a dia e que podem ser utilizadas para boas ou más ações. Cabe a cada um de nós aprender a usá-lo e fazer bom uso do dinheiro que temos.
Há quem diga que a riqueza não traz felicidade, porém é evidente que a pobreza também não traz. Se por um lado a falta de dinheiro na vida de uma pessoa pode gerar inúmeras dificuldades e problemas, por outro lado, a abundância financeira pode ajudar a resolver muitas questões e facilitar a construção de toda uma vida melhor.
Falta de dinheiro pode gerar endividamento, insegurança, problemas emocionais, problemas de relacionamento, de alimentação, de saúde, de moradia, dificultar os estudos e investimentos, o lazer e a realização de muitos sonhos, projetos e objetivos. Em contrapartida, pense em tudo que você pode realizar melhor, com mais prazer, liberdade, segurança, confiança e satisfação quando está com sua vida financeira bem resolvida e prosperando.
No modelo de sociedade no qual vivemos, precisamos lidar com dinheiro para praticamente tudo, pois todos os serviços ou produtos que utilizamos precisam ser pagos por alguém, em algum momento, e normalmente quem paga somos nós mesmos. Partindo deste princípio, desenvolver a sua Inteligência Financeira e aprender a lidar positivamente com o dinheiro passa a ser mais do que uma necessidade e se torna praticamente uma obrigação. Negligenciar isso, muitas vezes, é quase o mesmo que desistir dos seus sonhos, objetivos e projetos de vida. E também é caminho certo para uma série de problemas, dificuldades e frustrações ao longo da vida.
Mas afinal, o que fazer para desenvolver a sua Inteligência Financeira e Prosperar?
Embora este possa parecer um assunto de muito raciocínio lógico e matemática, na verdade, desenvolver a Inteligência Financeira está também muito relacionado à nossa Inteligência Emocional, nossa Capacidade de Criatividade e de Empreendedorismo.
Inteligência Financeira é a capacidade de encontrar soluções para problemas e questões relacionados a dinheiro. É preciso ter um bom equilíbrio emocional e capacidade de gerenciamento de estresse para conseguir manter a calma e pensar de forma estratégica nas soluções necessárias. Quanto mais habilidades e capacidades você tem para gerar dinheiro e resolver problemas financeiros, maior é a sua Inteligência e Q.I. Financeiro.
Cada pessoa tem um perfil de Identidade Financeira, ou seja, uma maneira predominante de lidar com o dinheiro e sua vida financeira. É importante aprender a identificar e compreender o seu perfil, seus pontos fortes e pontos a melhorar, suas necessidades de consumo e necessidades de aprendizado e treinamento. Isto é muito importante especialmente para a construção de bons relacionamentos pessoais e profissionais e também para lhe ajudar na hora de buscar e fazer bons investimentos e empreendimentos.
Algumas pessoas precisam praticamente começar esse aprendizado do zero, outras precisam corrigir comportamentos financeiramente prejudiciais e adotar bons comportamentos, e outras só precisam melhorar em alguns pontos em específico e alavancar sua vida financeira começando a investir ou promovendo algumas mudanças estratégicas.
Pessoas com alto Q.I. Financeiro normalmente estão sempre procurando e criando formas de gerar dinheiro, de aumentar sua renda, de melhorar o seu gerenciamento, de alavancar os seus rendimentos, de fazer o dinheiro trabalhar para elas de forma automatizada e assim prosperar. É isso que fazem os grandes empresários e empreendedores de diversas áreas. Porém, como sabemos a maioria das pessoas não tem aptidões para lidar com negócios. Sendo assim, apresento a seguir uma síntese de algumas regras e estratégias financeiras, que podem ajudar tanto o empreendedor como o profissional empregado a desenvolverem a sua Inteligência Financeira e construírem a sua Prosperidade. São elas:
1 – Definir os seus Objetivos e Metas e elaborar um bom Planejamento Estratégico para lhe guiar ao longo do processo de conquistas e realizações.
2 – Conseguir uma fonte de Renda Principal segura, que lhe permita pagar as suas necessidades básicas e lhe posicionar no patamar de uma pessoa com Segurança Financeira. Isto irá lhe permitir começar a se organizar financeiramente e investir no seu aprendizado e desenvolvimento. Esta renda pode vir do seu emprego ou negócio.
3 – Aprender a gerenciar o que você tem, mesmo que seja pouco, aprender a gastar menos do que recebe por mês, planejar a sua aposentadoria e começar a fazer um colchão de reserva, que é uma poupança de segurança contra possíveis imprevistos.
4 – Começar a ter fontes de Renda Extra, expandir sua zona de conforto e começar a caminhar para o próximo patamar, o da Independência Financeira. Esta renda extra pode ser conseguida através de trabalhos e negócios desenvolvidos além da sua atividade principal. Deve ser utilizada unicamente para fazer investimentos que irão gerar renda passiva no futuro e lhe garantir uma boa aposentadoria.
5 – Aprender a gerar fontes de Renda Passiva, que é aquela renda proveniente de trabalhos ou investimentos que você fez no passado e que você não precisa mais trabalhar para continuar recebendo. Esta fonte de renda pode ser gerada a partir da publicação de livros, CDs, marketing de rede, aluguel de imóveis, aposentadoria, etc. O objetivo aqui é reinvestir o dinheiro na formação de patrimônio rumo a liberdade financeira.
6 – Outra regra muito importante é a de aprender a pagar a si mesmo em primeiro lugar, fazer poupança e investir parte de sua renda antes de começar a pagar as contas. Assim você aprende a manter o foco na construção da sua prosperidade, independência financeira e ainda desenvolve o hábito de estar sempre avançando rumo a prosperidade.
7 – Adotar o hábito de investir em sua Educação Financeira, capacitação e especialização profissional, pois isso irá manter sua mente em constante processo de desenvolvimento, focada na conquista da sua prosperidade e melhorando seus comportamentos e rendimentos financeiros. Juntamente com isso, é fundamental aprender a se relacionar com pessoas de mentalidade próspera e frequentar ambientes de prosperidade. Isto pode ser conseguido através do processo de Coaching Financeiro, palestras, cursos e treinamentos de Educação Financeira e Empreendedorismo, dentre outras opções.
8 – E para fechar, é mega importante adotar o hábito de ajudar o próximo e destinar parte da sua renda e tempo para atos de caridade e trabalhos voluntários. Quando ajudamos outras pessoas, na verdade, nós é que acabamos sendo ajudados e isto tem uma forte contribuição no desenvolvimento da nossa Inteligência Financeira e construção da Prosperidade.
Vale lembrar que nenhum aprendizado ocorre de fato sem a aplicação e o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos. Especialmente quando se fala de finanças pessoais, os resultados só vêm com a prática constante, disciplinada, focada e planejada. Cada caso é um caso e cada pessoa tem necessidades, objetivos e recursos diferentes para realizar sua jornada rumo à prosperidade.