O tempo é o que nós mais queremos, mas o que pior usamos.
William Penn
A minha equipe recentemente fez uma pesquisa perguntando que assunto as pessoas gostariam que eu abordasse no meu blog. O grande favorito acabou sendo “como conseguir que as coisas sejam feitas”. Eu sempre tive alunos me abordando e perguntando: “Como diabos você faz tudo que faz e ainda tem tempo para viver?!?”
Ao longo dos anos, eu aprendi todo tipo de truque sobre gerenciamento de tempo. Mas o que realmente me mantém no caminho para conseguir o que eu consigo são alguns princípios básicos. Esses princípios não são complicados. Você pode até olhar para eles e dizer: “Ah, isso eu já sabia”. A pergunta importante é “Você está aplicando-os na sua vida?” porque é na aplicação que você vai sentir o poder que eles têm para ajudá-lo a realizar o que você gostaria de realizar.
Comece com o seu objetivo
Como Stephen Covey diz: “A chave não é dar prioridade para o que está na sua agenda, mas agendar as suas prioridades”. E a chave para saber as suas prioridades é conhecer o seu objetivo.
As pessoas se perdem ao tentar descobrir o objetivo delas. O seu objetivo irá realmente evoluir enquanto você evolui. Nunca pode ser algo que as outras pessoas compreendem ou gostem, mas sim deve ser algo que ressoa em você e que te inspira.
De onde você estiver hoje, você só pode sentir uma parte dele, mas essa parte é o suficiente para você começar a se mexer. Por exemplo, quando eu era mais jovem, percebi que queria entender como as empresas funcionavam. Eu não sabia que ia acabar dirigindo uma empresa internacional de treinamento. Só sabia que o negócio aprendizado era importante para mim. Então me propus a satisfazer esse objetivo.
Seja o capitão da sua agenda
Carl Sandburg escreveu: “O tempo é a moeda da sua vida. É a única moeda que você tem, e só você pode determinar como ela será gasta. Tenha cuidado para não deixar que os outros gastem por você.” Você deve escolher conscientemente como projetar seus dias e horas.
Quando você tiver alguma noção do seu objetivo, olhe para as suas atividades e veja quais delas apoiam o seu objetivo. Essas são as suas prioridades e devem ter um lugar de destaque na sua agenda. Cada item que entra na sua programação deve ser uma escolha consciente e não uma reação impensada.
Não tem certeza sobre uma atividade? Ao invés de dizer “eu não tenho tempo para essa tarefa”, tente dizer: “Essa não é prioridade para mim” e sinta como se sente. No meu caso, sei que poderia encontrar tempo para assistir o Dançando com as Estrelas, mas é mais honesto dizer que “assistir esse show não é a minha prioridade.” Entretanto, quando eu me escuto dizendo: “eu não tenho tempo para ir ao médico” e tento mudá-lo para “verificar a minha saúde não é prioridade”, fica óbvio de que estou no caminho errado!
Não faça. Realize.
Estar atarefado é supervalorizado! E como John Wooden nos lembra “nunca confunda estar em atividade com estar obtendo resultados.”
Mantenha seu foco nos resultados em que você está trabalhando para criar, não apenas em fazer todas as tarefas à sua frente. Ao manter o olho nos resultados, você vai saber se suas ações estão realmente levando-o para onde você quer ir. Você será capaz de fazer correções no meio do curso e agir de forma mais efetiva. Como Coco Chanel advertiu: “Não passe todo o tempo batendo numa parede esperando que ela se transforme numa porta.”
Concentrar-se no resultado desejado tem o benefício adicional de lhe dar o ímpeto para ultrapassar os obstáculos. Henry Ford afirmou que “a maioria das pessoas gastam mais tempo e energia em torno dos problemas do que em tentar resolvê-los”. Mas quando o seu objetivo e os resultados desejados forem claros, os desafios se tornam meros solavancos na estrada.
Permaneça pono.
Pono é uma palavra havaiana que significa estar bem com o mundo, confortável em sua própria pele, alinhado com quem você realmente é. Pono significa estar saudável em todas as áreas: física, mental, emocional e espiritual. Essa saúde lhe dá energia e criatividade para realizar mais do que você pensou ser possível. São Francisco escreveu que “meia hora de meditação a cada dia é essencial, exceto quando você estiver ocupado. Aí então será necessário uma hora”.
Anos atrás, eu ignorei o meu corpo físico em busca das minhas metas. Naquela época, pelo padrão da maioria das pessoas, eu fazia um monte de coisas — concluí o meu PhD, escrevi alguns livros, realizei dezenas de treinamentos. Mas depois de cada seminário de fim de semana, eu tinha que dormir alguns dias só para me recuperar. Meu corpo simplesmente se esgotou. Agora que o exercício e a saúde fazem parte da minha rotina diária, eu tenho muito mais energia para realizar o que quero cumprir.
Um último pensamento
Não é suficiente estar ocupado. As formigas sempre estão.
A questão é: com o que estamos ocupados?
Henry David Thoreau
Para as suas grandes realizações!
Mahalo, Dr. Matt
O artigo original “Wasting Valuable Time? Stop It!(link is external)” encontra-se no site Empowerment with Dr.Matt
Ola! Obrigado…Eu amo o seu site !.
Obrigado.Estou gostando :).
Ola. Eu amo seu post obrigado.
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.